Eixos Estratégicos de atividades
Eixo 1
Definição de metodologias de mentoring
Benchmarking de práticas de mentoring
Metodologias e práticas de matching
Formulação de metodologia de atuação

- Benchmarking de Práticas de Mentoring
Identificação de práticas comprovadamente bem-sucedidas que sirvam de base à definição de uma metodologia para a estruturação de uma rede de mentores abrangendo as regiões Norte e Centro de Portugal.
O estudo de Benchmarking envolve a realização de duas fases distintas. Uma primeira de enquadramento conceptual e caracterização das práticas conhecidas, e uma segunda que prevê a realização de três estudos de caso de âmbito internacional.

Objetivos da atividade:
- Identificação de metodologias/técnicas de mentoring;
- Modelos de dinamização de redes de mentores;
- Identificação de experiências potencialmente interessantes para a dinamização da rede do projeto Mentor.


- Metodologias e Práticas de Matching

Estruturação do modelo de gestão da rede de mentores, que inclui a identificação de necessidades de apoio dos empreendedores e a seleção dos mentores mais aptos a contribuir com as suas capacidades para a resolução das dificuldades identificadas.
As metodologias de trabalho procurarão identificar, especificamente, práticas de encontro entre as necessidades do promotor de novas iniciativas e entre os mentores da rede, tendo a preocupação de definir perfis de compatibilidade e regras de relacionamento que contribuam para a eficácia do projeto.

Objetivos da atividade:

- Identificação do modelo de gestão mais adequado para a rede de Mentores do projeto;
- Criação de normas e procedimentos que estruturem a atividade da rede de mentores.

- Formulação de Metodologia de Atuação
Definição de propostas de aplicação de metodologias de mentoring que suportem a eficácia das políticas de apoio ao empreendedorismo e que resultem no aumento da competitividade e crescimento das iniciativas apoiadas.

Objetivos da atividade:

- Definição de metodologia e abordagens de atuação para a implementação de um sistema de mentoring;
- Identificação das várias fases necessárias à implementação de um sistema de mentoring;
- Estruturação de plano de ação para a implementação da rede de mentores subjacente ao projeto.

Eixo 2
Constituição de rede de mentores

- Plataforma Relacional
- Criação/Alargamento da Rede de Mentores
- Workshop da Rede de Mentores

- Plataforma Relacional
Desenvolvimento da presente plataforma web de suporte à dinamização da rede de mentoring.

Objetivos da atividade:
- Funcionar como canal de comunicação para o exterior;
- Funcionar como porta de entrada de pedidos de informação sobre a Rede de Mentores;
- Estabelecer uma área de trabalho entre Mentores e empreendedores.

- Criação/Alargamento da Rede de Mentores

Identificação e integração dos elementos que farão parte da rede de mentores (suprarregional) que apoiará os empreendedores, tendo em consideração as suas competências, disponibilidades de intervenção e motivações para participação neste projeto.

Objetivos da atividade:
- Recrutar e selecionar um conjunto de mentores, em número e qualidade que permita a realização de ações de mentoring a um conjunto alargado de empreendedores jovens e empreendedoras;
- Criar uma base de dados que permita, de maneira fácil e rápida, encontrar os mentores com as características necessárias às diferentes solicitações e/ou diferentes tipo de empreendedor/a.

- Workshop da Rede de Mentores

Workshop de capacitação da rede de mentores identificados, a realizar em ambas as regiões, com o objetivo de dotar os mentores de uma base partilhada de informação relevante que não só permitirá homogeneizar a sua abordagem, como por via da adoção de metodologias comuns facilitará a sua intervenção junto dos empreendedores e o acompanhamento por parte dos promotores do projeto CEC/CCIC e AIMinho.

Objetivos da atividade:

- Capacitar os mentores para a partilha e socialização do saber tácito;
- Sensibilizar os mentores para o universo específico de empreendedores que encontrarão, suas principais características e necessidades;
- Fomentar o conhecimento sobre as boas práticas de mentoring identificadas, promovendo uma abordagem semelhante dos vários mentores;
- Disseminar pelos mentores a metodologia de atuação;
- Apoiar os mentores na utilização da plataforma.

Eixo 3
Implementação da rede de mentoring

- Projeto-piloto CEC/CCIC
- Projeto-piloto AIMinho

Desenvolvimento de iniciativas de mentoring no formato de projetos piloto, por parte dos dois co-promotores do projeto.

Objetivos da atividade:
- Dinamizar o crescimento de novos projetos empresariais;
- Colocar em ação os mentores no apoio concreto a iniciativas de empreendedorismo;
- Consolidação das metodologias de atuação para apoio a empreendedores.

Eixo 4
Promoção e divulgação
Encontos temáticos
Análise de resultados
Seminário de divulgação
Seminário de encerramento

- Encontros Temáticos
Organização de dois Encontros Temáticos (um em cada região abrangida), que retirarão as pessoas do seu ambiente normal e recolocá-las-ão num ambiente casual de aprendizagem e ensino, sem barreiras e formalismos. Dirigidos aos vários intervenientes do Projeto, contarão com a presença de convidados especiais, relevantes pela sua experiência profissional e académica.
A finalidade é proporcionar a partilha e o reforço do objetivo comum superior: o apoio ao empreendedorismo e inovação e a contribuição para o ressurgimento de uma economia que gera valor através da inovação e da criatividade.

Objetivos da atividade:
- Sensibilizar potenciais empreendedores e promotores de Startups para a existência e importância das redes de mentores;
- Facilitar o matching entre empreendedores, mentores e financiadores;
- Capacitar empreendedores para o relacionamento com mentores e financiadores;
- Apoiar a capacitação de agentes da envolvente para o suporte à aceleração empresarial, nomeadamente Business Angels, para técnicos de incubadoras, oficinas de transferência e afins.

- Análise de Resultados

Consolidação das principais aprendizagens do projeto, resultantes da implementação dos projetos-piloto, com ajustamento dos métodos de atuação, em resultado da avaliação da eficácia das práticas seguidas.
Esta atividade, centrada na análise de resultados, terá ainda a preocupação de identificar áreas de melhoria e fórmulas bem-sucedidas de apoio a empreendedores de acordo com os públicos-alvo específicos: jovens, empreendedoras e projetos de maior valor acrescentado.

Objetivos da atividade:
- Avaliar a eficácia dos projetos-piloto de operacionalização das redes de mentores do CEC/CCIC e da AIMinho;
- Analisar práticas do projeto com capacidade de estimular o sucesso de projetos de empreendedorismo de maior valor acrescentado (empresas gazela e projetos high tech/high growth) e de empreendedorismo jovem e empreendedorismo feminino;  
- Propor adaptações às metodologias e procedimentos de trabalho no sentido de incrementar a eficiência da atuação;
- Potenciar a eficácia dos projetos empreendedores.

- Seminário de Divulgação
Realização de um Seminário de Divulgação no Norte, de promoção do projeto e da rede de mentores, e de divulgação dos seus resultados. Contará com a participação de convidados como oradores externos e/ou especialistas em matérias pertinentes para a área do Projeto.

Objetivos da atividade:
- Sensibilizar para a temática do empreendedorismo e inovação o grande público e os potenciais empreendedores, bem como os órgãos de comunicação social e todas as entidades que encerram potencial de empreendedorismo e de inovação;
- Promover a Rede de Mentores, o seu potencial e a sua metodologia, no apoio à criação de novas empresas e à consolidação de projetos empresariais recentes;
- Dar a conhecer os casos de estudo internacionais, debater assuntos relacionados com a temática do empreendedorismo e inovação e estimular o debate com os empreendedores, empresas e entidades ligadas ao meio universitário e científico.

- Seminário de Encerramento
Realização de um evento de grande projeção, que reúna os principais agentes do ecossistema empreendedor e assinale a conclusão do Projeto.
Prevê-se a apresentação de casos de sucesso ou exemplos marcantes da área do projeto (instituições, empresas, recursos e personalidades dos territórios abrangidos), bem como a intervenção de especialistas reconhecidos.

Objetivos da atividade:
- Contribuir para gerar nos ecossistemas regionais uma atitude mais favorável à promoção do empreendedorismo e à aceleração empresarial;
- Promover um amplo debate público que não só difunda e dissemine as atividades, reflexões e conclusões do Projeto, como também proponha novas áreas para intervir futuramente, criando continuidade para as iniciativas lançadas.