O Projeto

O Projeto MENTOR – Rede de Apoio ao Empreendedorismo, promovido em parceria pelo CEC-Conselho Empresarial do Centro/CCIC- Câmara de Comércio e Indústria do Centro e pela AIMinho- Associação Empresarial, tem como grande objetivo contribuir para o reforço do ecossistema de apoio ao empreendedorismo, abrindo novas abordagens que valorizem o apoio ao processo de aceleração empresarial. A sua ação abrange o Norte e Centro do país (NUT’s II).

Pretende dinamizar a economia, capitalizando a sabedoria, experiência e rede de contactos de empresários e gestores (de áreas tão distintas como a financeira, comercial e marketing, tecnologia e inovação, entre outras) capazes de apoiar e fomentar iniciativas de jovens empreendedores.

O foco em políticas que promovam a aceleração empresarial consagra a combinação das medidas de apoio à criação de empresas e de afirmação de uma nova cultura mais recetiva aos desafios do empreendedorismo, com novas medidas que valorizem também o sucesso dos projetos, a sua velocidade de crescimento e o seu contributo para a criação de riqueza e de emprego.

A criação e gestão de redes de mentores, devidamente organizadas, aplicando metodologias testadas e com resultados comprovados, constituem um elemento crucial na dinamização de mecanismos mais sofisticados e eficazes de suporte ao empreendedorismo que os ecossistemas do CEC/CCIC e da AIMinho consideram fundamentais implementar com a maior brevidade.

Público-alvo
O Projeto Mentor é dirigido a empreendedores jovens dos 18 aos 35 anos que pretendam beneficiar de um apoio de mentoring, no desenvolvimento de projetos localizados nas regiões Norte e Centro do país e em sectores de atividade enquadráveis em CAE´s elegíveis no âmbito do COMPETE, nos termos do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 65/2009, de 20 de março.


Objetivos estratégicos
Constituem objetivos estratégicos do projeto Mentor:
- Constituição de uma rede de Mentores de empreendedorismo;
- Alavancar os ritmos de crescimento das novas empresas;
- Assegurar a sustentabilidade dos negócios reduzindo a taxa de mortalidade empresarial;
- Contribuir para a sofisticação da oferta de serviços de apoio ao empreendedorismo;
- Dinamizar casos de sucesso de empreendedorismo feminino e jovem.


Livro "O Mentoring no Sucesso do Empreendedorismo" Outubro 2014

Síntese: Publicação elaborada no âmbito do projeto Mentor que  representa por um lado, uma homenagem aos Jovens Empreendedores pelo dinamismo e inovação demonstradas e pela capacidade de marcar a diferença e, por outro lado, representa um agradecimento aos Mentores pela disponibilidade demonstrada e pela capacidade de motivar e inspirar os Jovens Empreendedores. Procede ainda à compilação de 3 estudos elaborados no âmbito do projeto:
1)Benchmarking internacional de práticas de mentoring
2)Metodologias e práticas de matching - fase I
3)Formulação de metodologia de atuação - fase II

E-Book

Regulamento

Metodologia de atuação do Projeto Mentor

 

Financiamento
O Projeto MENTOR – Rede de Apoio ao Empreendedorismo está enquadrado no Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – SIAC – cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). É financiado pelo QREN, no âmbito do Projeto Operacional Fatores de Competitividade

Eixos de atuação
O projeto estrutura-se em torno de cinco eixos estratégicos:
- Eixo 1: Definição de metodologias de mentoring;
- Eixo 2: Constituição da rede de mentores;
- Eixo 3: Implementação da rede de mentoring;
- Eixo 4: Promoção e divulgação;
- Eixo 5: Gestão da parceria, do projeto e da rede.

 

Estudo de Mentoring/Manual de Acolhimento

Estudo Benchmarking

Atividade 5_7_8 _  Relatório_Execucao_Consultoria_Especializada_30_06_2014

Relatorio Avaliação Projeto Mentor