Notícias
Confiança dos investidores europeus bate estimativas
Publicado em janeiro 2014, terça-feira 07

O indicador que mede o sentimento dos investidores no espaço do euro subiu para o nível mais elevado desde Abril de 2011.


O sentimento dos investidores da zona euro voltou a melhorar este mês, batendo as estimativas dos economistas. O índice Sentix subiu em Janeiro para 11,9 pontos, acima dos 8 pontos registados em Dezembro e da previsão de 9,5 pontos avançada por uma 'poll' de 13 economistas consultados pela Reuters. Este indicador está assim ao nível mais elevado desde Abril de 2011.
A melhoria da confiança dos investidores é justificada sobretudo pela melhoria das condições do mercado de trabalho do espaço do euro, bem como da saída da Irlanda do seu programa de resgate, factos que apontam para uma melhoria do cenário económico actual.
“Com esta subida da zona euro está a deixar para trás a crise no início de um novo ano”, afirmou Sebastian Wanke, analista sénior da Sentix.
“Tendo como pano de fundo uma estabilização no mercado de trabalho e a recuperação da Irlanda, que se tornou o primeiro país a sair do seu resgate, as condições actuais do índice sobem”, acrescentou.

Fonte: Diário Económico, 6/1/2014

 

Outros destaques