Notícias
They Catch Them
Publicado em março 2014, quinta-feira 13

De acordo com a história, Ulisses, rei de Ítaca, confia a seu sábio e fiel amigo Mentor os cuidados e a educação de seu filho Telêmaco, logo após partir para a Guerra de Tróia.

Muitos anos depois do término do conflito, Ulisses ainda não havia conseguido voltar ao lar, o que faz Telêmaco querer partir em busca de notícias do pai.


Por ser muito novo para partir sozinho, o rapaz segue viagem acompanhado por Mentor e dele recebe suporte, orientação, inspiração e coragem para seguir em direção a seu objetivo. Foi Mentor o responsável pela educação de Telêmaco, pela formação de seu caráter, valores e pela sabedoria de suas decisões. Além disso, muitas vezes, Palas Atena, a deusa da sabedoria, assumia a forma de Mentor para iluminar ainda mais o caminho de Telêmaco que, no final da jornada, amadurecera e já tomara decisões  independentemente.

Tal como Telêmaco, ontem 12 jovens empreendedores tiveram a oportunidade de encontrar um Mentor, que  com conhecimentos, suporte, orientação, inspiração, coragem, experiência e motivação os ajudará a evoluir mais rapidamente e a encontrarem o seu objetivo.

 

“Telêmacos”

1. Ana Margarida Martins Gomes

2. Carlos Martinho

3. André Godinho Luz/Catarina Gomes

4. Diogo Alexandre Martins Vieira

5. António Jorge de Almeida Fernandes

6. Sónia Isabel Guilherme Góis

7. Ana Manuel Matos Manso Caramujo

8. Carlos Daniel Figueiredo Gomes Pereira

9. Ariana Margarida Camarneiro Simões

10. Marco Silva

11. Ana Sofia Mateus Malta

12. João Sena Marcos

 

Mentores

1. Acácio Grilo

2. Carlos Van Zeller

3. Pedro Maranha

4. Fernando Ribeiro

5. João Pires

6. Manuel Rodrigues Marques

7. Luís dos Santos Lopes

8. Ana Catarina Gomes

9. Ana Machado

10. Fernando Castro

11. Miguel Lopes Bernardo

12. Rogério Hilário

13. João Nunes

14. Luis Filipe

15. Leonor Pais

16. Afonso Martins

17. Jorge Miguel Figueira

18. José Vasconcelos

19. José Cardoso de Matos

20. Marco Pinheiro

21. José Rui Soares

22. Sérgio Lorga

Terminado que foi o prazo de submissão de candidaturas ao projeto MENTOR – Rede de Apoio ao Empreendedorismo, no passado dia 28 de fevereiro e iniciada a fase de análise, conclui-se que no global (Norte e Centro) houve 119 intenções de candidatura, das quais 70 foram submetidas e 49 desistentes.

Na Região Centro, num total de 50 intenções de candidatura, apenas 32 foram submetidas pelos promotores em tempo e 18 não concluíram a submissão.

Das 32 candidaturas submetidas, 17 obedeceram a todos critérios obrigatórios e preferenciais, 12 foram considerados aptos a apresentarem a sua ideia a Mentores, 3 projetos poderão transitar para o escalão de validados, num futuro próximo e 2 empreendedores desistiram de prosseguir.

Fazendo uma análise a tosdos os projetos inseridos em plataforma, mesmo os que não prosseguiram com a submissão e tendo em conta a àrea de negócio, conclui-se que: Saúde e Bem Estar, bem como  Turismo e Restauração, representaram 14% do total de projetos (50), seguindo-se Outros Serviços com um total de 12% , 8% Comércio.

Os restantes setores de atividade, conforme e gráfico infra, a representatividade varia no intervalo [2%-a 6%].

Dos 12 projetos selecionados para Pitch, a maior representatividade, em termos de área de negócio são os projetos de Indústria Criativas e Máquinas e Equipamentos, ambos com 2 projetos cada.

Fazendo uma análise em termos de distribuição geográfica, tendo em conta a àrea de Intervenção do CEC-Câmara de Comércio e Indústria do Centro, verifica-se que há uma distribuição equilibrada pelos seis distritos de intervenção (Aveiro, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Guarda e Leiria) e respetivos concelhos, conforme gráfico.

“…. em Entretanto, em Ítaca, Ulisses e o pai encontram-se, numa ocasião comovente…..ao mesmo tempo, no Olimpo, Atena conversa com Zeus acerca do sucedido. Na Terra, começou o combate e vários são “mortos” por Ulisses e Telémaco.

Atena, deusa da sapiência, disfarça-se novamente de Mentor a ajuda a estabelecer a paz Ulisses reina novamente e Telémaco, sempre fiel e comprometido com o Mentor, conseguiu reconhecimento e sucesso.”